4. Faça experimentos e teste sua solução

Testar a solução é uma parte muito importante do projeto. O método escolhido precisa se relacionar com o problema e a solução, além de ajudar você a coletar os resultados que serão usados nas conclusões.

Nesta seção, você verá diferentes métodos e terá o desafio de fazer uma análise crítica do seu raciocínio e refinar sua solução.

“Fazer é a melhor maneira de pensar.”
Tom Chi, cofundador do Google X

Como conduzir um teste confiável

É preciso garantir que o teste é confiável, seja pelo método científico, de engenharia ou pelo pensamento computacional. Fazemos isso observando as variáveis e repetindo os testes.

Variáveis

Em qualquer experimento, há uma variável independente e variáveis de controle. As variáveis de controle são constantes, e a variável independente é alterada. Você só altera uma variável independente de cada vez, para poder observar o efeito dela.

Por exemplo: quero avaliar como a temperatura afeta o crescimento de uma planta. A variável independente é a temperatura, que será medida e alterada ao longo do teste. As variáveis de controle são os outros fatores necessários para uma planta crescer, como a quantidade de luz, o tipo de planta e os volumes de solo e água disponíveis. Esses aspectos precisam ser constantes enquanto a temperatura é alterada.

Repetição dos testes

Para chegar a uma conclusão, é necessário ter dados confiáveis e precisos. A repetição dos testes permite observar padrões e encontrar médias, o que é muito mais confiável do que fazer uma única leitura.

Repetir os testes ajuda a identificar e descartar anomalias nos dados. Uma anomalia é algo inesperado que não está de acordo com os outros resultados. Por exemplo, se todas as leituras de um experimento estiverem entre 19 e 21, mas uma delas for de 32, isso será uma anomalia.

Dicas de teste

Você já seguiu as etapas de solução de problemas. Agora é hora de praticar: faça o teste e veja os resultados.

  • É preciso ler as regras oficiais e dar atenção especial aos procedimentos de saúde e segurança.

  • Faça anotações ao longo do processo. Caso algo não dê certo, é possível voltar algumas etapas? Quais eram suas ideias ou perguntas originais? Com o conhecimento que você tem agora, talvez uma delas possa funcionar melhor, ou você tenha ideias novas.

  • Continue se comunicando. Peça a opinião dos seus amigos, familiares e professores. Você pode até falar com um especialista. Shree Bose, a primeira vencedora do prêmio principal da Google Science Fair, fez exatamente isso.

  • Saiba mais sobre a Google Science Fair e as datas mais importantes na página de informações sobre a competição.

Atividades

Cubo

Use a técnica do cubo para refinar todos os aspectos do projeto.

Ver atividade

Brainstorming criativo

Aprimore sua solução com o brainstorming criativo.

Ver atividade