6. Organize seus resultados e elabore uma conclusão

Uma boa conclusão resume o processo, discute os resultados e olha para o futuro.

Esta seção explica como estruturar sua conclusão e mostra os principais aspectos a serem incluídos.

“Seguimos em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas porque somos curiosos, e a curiosidade sempre nos leva por novos caminhos.”
Walt Disney

Como estruturar uma conclusão

A conclusão é a parte do projeto que reúne todo o seu trabalho. Nela, você tem a oportunidade de refletir sobre o projeto e falar sobre seus próximos passos.

  1. Dê uma breve visão geral do processo: identificação do problema, proposta de solução, testes e coleta de resultados. Diga se algo mudou durante o processo e por quê.
  2. Discuta os resultados: o que eles dizem? São os resultados esperados? Se não, por quê? É a sua oportunidade de avaliar o trabalho com atenção.
  3. Não deu certo? Por quê? O que você acha que aconteceu? O que você aprendeu com isso? O que faria de diferente se começasse tudo de novo?
  4. E agora? Se tudo tiver corrido bem, ótimo. O que vem pela frente? Quais são os próximos passos?
  5. Analise sua escrita: ela está boa? Você está contando uma história. Uma pessoa que nunca viu seu projeto precisa ler o texto e entender do que se trata. Mostre seu texto para um professor, seus pais ou um amigo e veja se eles o entendem.

Lembre-se: resultados + solução = conclusão

Por exemplo, Elif Bilgin teve que fazer o experimento mais de uma vez, mas aprendeu em cada repetição e fez ajustes com base nos resultados. A conclusão dela fala sobre cada repetição, discute as tendências e destaca os motivos de alguns testes não terem dado certo.

Confira o projeto dela.