Shrishti Asthana

Uma maneira ecológica de produzir água potável

Shrishti Asthana, Índia Finalista, 15-16

Águas residuais com detergente de fontes industriais e domésticas geram muita poluição nas nossas cidades. O tratamento da água com detergente é difícil, já que detergentes são espessos e resistentes à degradação. Meu objetivo é encontrar um possível método ecologicamente correto de tratar essa água poluída.

A degradação fotocatalítica auxiliada por nano ZnO usando a luz solar surgiu como uma nova opção ecológica para o tratamento de água contaminada.

As vantagens de meu método são: reação rápida, tempo de tratamento reduzido, custos baixos, menor exposição dos trabalhadores, possível caminho para a redução completa de produtos finais não tóxicos e a utilização de menos equipamentos.

Estudos preliminares mostram que o método proposto é bastante eficaz em remediar a água residual. A síntese de laboratório da caracterização do nano ZnO foi feita usando diversos métodos, como o XRD (Difração de Raios X).

Proponho o desenvolvimento de um sistema de reação em lote para demonstrar que o detergente representativo cloreto de cetilpiridínio pode ser degradado de forma eficaz usando nano ZnO. A mineralização de detergentes seria confirmada usando o espectro UV e a determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO).